Objectivos e descrição
A disciplina ensina a construir aplicações multimédia de complexidade média. São abordados os diferentes tipos de informação multimédia e a sua representação computacional. Analisam-se os paradigmas dominantes para estruturação de informação. Estudam-se e experimentam-se bibliotecas de suporte à programação, no âmbito de aplicações que envolvem manipulação e processamento de informação.
Saber
- As características principais dos diferentes tipos de informação.
- Os mecanismos de estruturação mais relevantes.
- Os paradigmas de autoria existentes.
- As características das bibliotecas de suporte para construção de aplicações.
- Algoritmos de processamento de sinal.
Fazer
- Escolher o formato mais apropriado para um determinado tipo de informação.
- Definir a estrutura subjacente a uma aplicação multimédia.
- Programar bibliotecas para análise, processamento e visualização.
- Programar algoritmos de processamento.
- Programar aplicações multimédia.
Soft Skills
- Saber pesquisar e identificar a informação relevante numa área emergente.
- Entender o carácter multidisciplinar da disciplina.
- Capacidade para gerir e desenvolver parcialmente um projecto multimédia.
- Capacidade para comparar o trabalho prático com aproximações existentes.
Programa
- Informação Multimédia
- Informação estática e informação dinâmica
- Texto, imagens, áudio, vídeo
- Formatos e normas de representação, compressão e transmissão
- Ferramentas de autoria: paradigmas e exemplos práticos
- Arquitecturas de software e modelos de objectos para multimédia
- Análise, processamento e visualização de informação
- Pesquisa, recuperação e reutilização
- Perspectivas futuras em computação multimédia
Aulas Práticas e Atendimento
Enunciado do trabalho prático.Turnos práticos | ||
Sexta-feira |
11h-13h |
Nuno Correia |
Sexta-feira | 14h-16h | Nuno Correia |
Atendimento/dúvidas |
||
Sexta-feira 16h ou marcação por email. |
Avaliação
Dois testes sem consulta (50%) + Componente prática com dois momentos[1. Especificação + Estado Arte 2. Código+Relatório] (50%)
Nota mínima: 9.5 a cada uma das componentes.
Testes | ||
Teste 1 | TBD | Presencial |
Teste 2 | TBD | Presencial |
Bibliografia
Acetatos das aulas disponíveis no Clip.openFrameworks e OpenCV.
Multimédia e Tecnologias Interactivas, Nuno Ribeiro, FCA 5ª Edição, 2012.
Tecnologias de Compressão Multimédia, Nuno Ribeiro e José Torres, FCA, 2009.
Fundamentals of Multimedia, Ze-Niam Li, Mark S. Drew, Pearson, Prentice Hall, 2014.
Notícias e avisos
9/3: A sala do turno prático da manhã já está atribuída no Clip (120). No Clip estão os slides das aulas e alguns testes de outros anos.
Adicionalmente há uma página que tem mais informações e onde vai ser disponibilizado o enunciado do projeto:
http://ctp.di.fct.unl.pt/~nmc/2Semestre2425/cm/cm.html
Vamos usar o software openFrameworks disponível para várias plataformas:
https://openframeworks.cc
Recomendo a utilização em Windows com VisualStudio mas sao possíveis outras souções. Por favor preparem o ambiente para a próxima aula prática: IDE e openFrameworks numa diretoria à vossa escolha.
Os grupos de trabalho são no máximo de 2 elementos.
6/3: Bem-vindos à edição de 2024/2025 de Computação Multimédia.