Objectivos e descrição

A disciplina ensina a construir aplicações multimédia de complexidade média. São abordados os diferentes tipos de informação multimédia e a sua representação computacional. Analisam-se os paradigmas dominantes para estruturação de informação. Estudam-se e experimentam-se bibliotecas de suporte à programação, no âmbito de aplicações que envolvem manipulação e processamento de informação.

Saber

Fazer

Soft Skills

Programa

Aulas Práticas e Atendimento

Enunciado do trabalho prático.

Turnos práticos
Sexta-feira
11h-13h
Nuno Correia
Sexta-feira 14h-16h Nuno Correia
Atendimento/dúvidas
Sexta-feira 16h ou marcação por email.

Avaliação

Dois testes sem consulta (50%) + Componente prática com dois momentos
[1. Especificação + Estado Arte 2. Código+Relatório] (50%)
Nota mínima: 9.5 a cada uma das componentes.

Testes
Teste 1 TBD Presencial
Teste 2 TBD Presencial

Bibliografia

Acetatos das aulas disponíveis no Clip.
openFrameworks e OpenCV.

Multimédia e Tecnologias Interactivas, Nuno Ribeiro, FCA  5ª Edição, 2012.
Tecnologias de Compressão Multimédia, Nuno Ribeiro e José Torres, FCA, 2009.
Fundamentals of Multimedia, Ze-Niam Li, Mark S. Drew, Pearson, Prentice Hall, 2014.



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Notícias e avisos


9/3: A sala do turno prático da manhã já está atribuída no Clip (120). No Clip estão os slides das aulas e alguns testes de outros anos.

Adicionalmente há uma página que tem mais informações e onde vai ser disponibilizado o enunciado do projeto:
http://ctp.di.fct.unl.pt/~nmc/2Semestre2425/cm/cm.html

Vamos usar o software openFrameworks disponível para várias plataformas:
https://openframeworks.cc

Recomendo a utilização em Windows com VisualStudio mas sao possíveis outras souções. Por favor preparem o ambiente para a próxima aula prática: IDE e openFrameworks numa diretoria à vossa escolha.

Os grupos de trabalho são no máximo de 2 elementos.


6/3: Bem-vindos à edição de 2024/2025 de Computação Multimédia.



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